Supremo Tribunal Federal atualiza sua plataforma eletrônica para maior inclusão de pessoas com deficiências.


29 de agosto de 2022By Maria Schaefer Gois

No intuito de melhorar a acessibilidade na navegação e o acesso à informação por pessoas com deficiências visuais e auditivas, o Supremo Tribunal Federal atualizou no último sábado (27/08/2022) o seu portal eletrônico.

 

A partir de agora, encontra-se disponível o programa “VLIBRAS”, que traduz – em tempo real – os textos, áudios e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que auxilia, e muito, a acessibilidade à informação de cidadãos brasileiros com deficiência auditiva.

 

Outra novidade tecnológica é o “texto alternativo”, mais conhecido como “alt text”. Essa ferramenta permite que um texto, acompanhado de imagens, seja lido em voz alta por leitores de tela, o que torna viável a compreensão da informação pelos deficientes visuais.

 

Ainda, houve mudança na paleta de cores do site, aumentando o seu contraste, também no intuito de fomentar a acessibilidade, visto que facilita a leitura daqueles que, apesar de não terem a visão integralmente comprometida, possuem dificuldade na captação total das imagens.

 

Por fim, o site do Supremo Tribunal Federal também permite agora a navegação sem a utilização do mouse, assim que pressionada a tecla “tab”.

 

Todas as alterações foram ajustadas para a navegação em tablets e celulares.